Papier Mâché
A técnica do papier mâché é usada para produzir objetos em diferentes culturas em todo o mundo porque é facilmente acessível, não é caro e é muito flexível.
Usando moldes
É preciso preparar o molde para usar e depois retirar a peça. Caso vá usar um pote, por exemplo, é preciso aplicar uma camada de vaselina em pasta. Espalhar bem sobre a peça. Pode aplicar talco em pó sobre a camada, também pode usar óleo, ou filme plástico (esse tem alguma desvantagem de dar pregas). A primeira camada de tiras de papel (jornal) deve ser umedecida e aplicada sem cola alguma.
A mesma técnica deve ser aplicada sobre um balão, por exemplo.
Deixar secar muito bem para depois retirar a peça do molde.
Caso queira deixar a peça mais lisa, é preciso cobrir com fina camada da massa, ou com uma camada de gesso mais líquido. Depois que estiver bem seco, pode pintar com tinta acrílica, ou outra de sua preferência.
Preparando a polpa
Uma forma mais especial de fazer a polpa é usar papel picado (pode ser jornal ou um papel mais absorvente), deixar de molho por uma noite. Caso o papel usado demore a desmanchar pode por em uma panela grande e ferver por uns 20 minutos em 2 litros de água (proporcional a quantidade de papel). Usar um mixer, ou batedeira, bater até desmanchar bem. Escorrer bastante em uma peneira e depois espremer em um pano. A polpa ficará úmida e não molhada demais. Por em um pote grande, adicionar duas colheres de sopa de carbonato de cálcio (pó de giz), duas colheres de cola branca (PVA) e uma colher de sopa de óleo de linhaça. Misture bastante e acrescente algumas gotas de óleo essencial de limão. Acrescentar 2 colheres de sopa cheias de cola de papel de parede (CMC), misture bastante (o CMC pode dar grumos, então prepare-o com antecedência, deixando em um pote com água enquanto o papel hidrata durante uma noite.
Acesse o documento com o folder/ apostila com todas as informações. Nos botões acesse as redes sociais com mais dicas.