Planejamento e Gestão
Para criar um plano de marketing é preciso analisar, estudar, planejar e usar as ferramentas adequadas. Uma das mais importantes e mais usadas é a análise FOFA* (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) *da tradução em inglês. Vamos ver como funciona?
Faça um quadro dividido em quatro partes como o desenho acima.
Sente-se com seus parceiros ou colaboradores para trocar ideias e construir juntos esse plano, mas você também pode exercitar sozinho.
Quais são as principais estratégias para estar à frente e atingir seus objetivos? Vamos analisar pensando nas suas forças e oportunidades!
Vamos entender o que é o ambiente interno e o ambiente externo antes de começar.
O ambiente interno é a sua empresa, ou empreendimento, como preferir chamar.
Pense como se fosse mapear seu ambiente, observe tudo desde as instalações, as pessoas, os equipamentos, como você guarda as coisas e se organiza (ou desorganiza!). Veja tudo como um filme! Você até pode filmar mesmo para te ajudar, ou fotografar. É sempre bom observar de fora, mas também todos os detalhes internos. É como se fosse fazer um "check up", todos os exames, ok? Veja o que você faz bem, suas qualidades, seus recursos internos (técnica, originalidade, etc), seu produto e suas escolhas. Essas serão suas FORÇAS.
Agora vamos ver tudo o que atrapalha, o que carece, o que seus concorrentes fazem melhor, seus recursos onde eles estão limitados, se me falta propósito, ou seja, tudo o que te incomoda e impede ir adiante! Essas são suas FRAQUEZAS.
Agora vamos pensar no ambiente externo
Vamos analisar tudo o que está fora mas que são oportunidades para seu trabalho. Se tenho poucos concorrentes, se apareceu uma moda que me favorece, se meu trabalho gera propaganda espontânea (apareceu em um programa de televisão, ou um blogueiro falou super bem). Essas serão suas OPORTUNIDADES! Fique de olho bem aberto a elas!
Bom, nesse ambiente externo nem tudo são flores... tem os concorrentes (até aqueles que te copiam), mudanças na legislação (por exemplo, trabalho com madeira e não posso mais usar qualquer uma), de repente os consumidores não querem mais meu trabalho porque surgiu uma nova moda (igual aconteceu com os canudinhos plásticos) e por aí vai.
São suas AMEAÇAS! É preciso estar super atento a elas.
E então, o que faço com isso?
Além de refletir bastante sobre seu negócio, vamos planejar agora como transformar minhas AMEAÇAS em OPORTUNIDADES, minhas FRAQUEZAS em FORÇAS.
Entendeu?
Só na prática conseguimos, mas é um bom começo saber isso.
No outro post vamos entender sobre as 5 Forças do Marketing.